Agora que você já sabe tudo o que precisa para criar um site, vamos focar na área farmacêutica.
Já que, segundo o levantamento da Wbshoppers da E-bit, em 2014 o setor ficou em segundo lugar em volume de pedidos no mercado de e-commerce brasileiro. Portanto, não estar presente no mundo virtual é abrir mão de um grande potencial de vendas.
Porém, para entrar nesse mundo, o primeiro ponto que se deve levar em consideração é a experiência do consumidor e, independentemente de onde o cliente estiver, online ou offline, é preciso fornecer uma experiência diferenciada dentro do ambiente escolhido, como por exemplo, navegação intuitiva no site ou atendimento personalizado na loja física.
O segundo aspecto é que, não estar presente nos diversos canais, como lojas virtuais, redes sociais, mobile, entre outras redes, significa abrir mão de um faturamento potencialmente maior.
Ou seja, estar presente na internet deixou de ser um diferencial para ser um fator determinante ao sucesso.
Desta forma, para iniciar é interessante que seja aplicada uma técnica chamada Omni-Channel, ou seja, não há mais diferenças entre loja física ou virtual. O cliente conhece o produto na loja, compra pela internet, e vice-versa. Sendo assim, na prática, o Omni-Channel enxerga o consumidor de forma única, independentemente do canal que ele está acessando. Para isso, é preciso planejar sorteio de produtos, gerenciar promoções, apoiar equipes de marketing, comercial e o canal de distribuição. E o principal: praticar preço único em todos os locais.
Outra ferramenta interessante de ser utilizada é o Marketplace, um local online para que as farmácias possam se cadastrar, criar presença virtual, indicar localização, registrar produtos e atender aos clientes.
Contudo, a venda de medicamentos pela internet deve atender condições especiais. A seguir, retirei do site do Sebrae algumas regras e dicas para quem quer iniciar seu e-commerce de farmácia e drogaria. Confira:
Agora é hora de colocar em prática: integrar os canais e atuar tanto no offline quanto no online, já que, das mais de 70 mil drogarias em todo o território nacional, apenas as grandes redes estão no mundo virtual.
Ou seja, independentemente se for na internet, dentro de um Marketplace, ou na loja física, a farmácia deve propiciar um local para que o consumidor busque o medicamento e tenha boas experiências e qualidade de atendimento.
Até o próximo e mãos à obra!
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