Hoje em dia é comum que as empresas criem perfis nas redes sociais para divulgarem suas empresas, serviços e produtos. Porém, de nada adianta criar e não saber usar ou, ainda, não atualizar adequadamente para o seu negócio e para o seu público.
Pensando nisso que o Dicas Pra Farmácias elaborou uma lista com diversas estratégias, simples, mas totalmente eficazes, para você aplicar nas redes sociais a favor do seu negócio.
Confira o artigo e não deixe de comentar o que achou.
#DICA 01: OFEREÇA TEASER DE LANÇAMENTO
O teaser, em inglês, pode ser traduzido como “aquele que provoca” (provocante). É uma técnica bastante usada em marketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária antes do seu lançamento oficial, aumentando o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem.
Para você, dono de farmácia, apesar de seus produtos principais serem remédios e ser proibido a divulgação dos mesmos em qualquer site ou página (confira neste Infográfico sobre e-commerce farmacêutico: leis e regras), você pode selecionar produtos da classe de perfumaria e beleza para colocar uma prévia de lançamentos nas suas páginas das redes sociais.
Da mesma forma, pela internet, pode-se estimular o cliente a querer visitar o estabelecimento, oferecendo serviços agregados como perfumaria e estratégias como vale-brindes.
Você ainda pode criar um programa de fidelidade para divulgar kits de produtos. De acordo com pesquisas, a maioria das pessoas que fazem parte de um programa de recompensas, se sentem motivados a comprar mais vezes da mesma empresa.
Mas, lembre-se, você precisa definir muito bem a pontuação, os prêmios, escolher um nome adequado e, por fim, avaliar se o programa está dando retorno.
#DICA 02: DEMONSTRE O QUE SUA EMPRESA FAZ
Mostre na rede o que sua empresa faz. Os clientes vão conhecer o seu negócio além do papel e do tradicional, assim você conseguirá transmitir seus valores.
Em tempos de crise econômica, a transparência é importante para manter e atrair clientes. Criar um blog da companhia também é uma maneira fácil de manter a comunicação aberta com os clientes.
Se sua farmácia for daquelas que está a anos no mesmo local e conhece seus clientes há muito tempo, aproveite esta oportunidade! As pessoas adoram se sentir valorizadas. Faça promoções para clientes mais antigos, envie cartão para aniversariantes.
Lembra do programa de fidelidades que citamos no tópico anterior? Então, esta também é uma ótima oportunidade para colocá-lo em prática.
#DICA 03: DESCUBRA O QUE AS PESSOAS ESTÃO FALANDO SOBRE SUA MARCA
Uma breve pesquisa das menções de sua empresa no Facebook, Twitter, Reclame Aqui e Yelp pode render uma mina de ouro de informações relativas à sua reputação.
Muitos usuários no Yelp, por exemplo, sugeriram que empregados do Quimby’s Bookstore, em Chigado, eram menos que bem-vindos. Depois de ler os comentários, o proprietário Eric Kirsammer, focou em melhorar o serviço ao consumidor.
Aplicações como monitter e Trackur pode ajudá-lo a acompanhar conversas por toda a internet.
Caso você não encontre nada relativo à sua farmácia no meio online, faça uma pesquisa com seus clientes de forma offline, dentro de sua farmácia. Ao realizar essa pesquisa, o consumidor mostra quais são suas preferências, necessidades, o que ele espera da empresa, trazendo um retorno em longo prazo para a sua farmácia.
A partir destes “sinais”, será possível melhorar o negócio e evitar prejuízos, gerando maior aceitação pelo seu público.
#DICA 04: COMPARTILHE SUA MARCA
Quer atrair mais tráfego para seu site? Ajude a espalhar a sua marca incentivando os visitantes a compartilharem os conteúdos de que gostam.
Uma maneira fácil para isso acontecer é instalar em seu site um widget, como o AddThis, que automatiza links para sites populares.
Porém, você precisa se certificar de fornecer o conteúdo que os clientes queiram compartilhar. Fotos, vídeos, infográficos e bastidores são exemplos de conteúdo que geram excitação com a marca e grande envolvimento. A área da saúde e beleza possui uma imensidão de assuntos que atraem todos os tipos de consumidores, basta usar a criatividade.
Você também pode fazer uma breve pesquisa de palavras-chave para ajudá-lo a achar clientes em potencial que podem não estar cientes de sua empresa, mas ainda assim, poderiam se beneficiar com seu produto ou serviço.
Assim como realizar uma pesquisa de palavras-chave que estão sendo mais procuradas no momento, para ajudá-lo a achar temas de artigos de blogs e assuntos de posts das redes sociais.
Lembre-se que não basta criar um blog ou uma página de Facebook se o sentido da conversa só vai para um lado. Matt Mullenweg, fundador da plataforma de blogs WordPress, diz que não interagir com os visitantes pode “matar” a comunidade.
Por isso é importante, sempre, além de escrever sobre assuntos de interesses do leitor, agradecer as pessoas que compartilham a sua marca. E existem alguns métodos eficazes para agradecer esses leitores: sorteio, brindes da farmácia, algum livro sobre o assunto específico, entre outros.
Agradecimentos ajudam a construir relacionamentos mais profundos, transformando leitores casuais em clientes fiéis.
#DICA 05: CONQUISTANDO CLIENTES COM O LINKEDIN
São 15 milhões de pessoas conectadas para fazer networking, prospectar clientes, gerar mais leads e fazer contatos que podem ser importantes para sua carreira ou para sua empresa.
Porém, no Linkidin, a maneira mais fácil de criar interesse na sua empresa e nas atuais vagas em aberto, é participar de grupos relevantes. Adote uma postura proativa, inscrevendo-se em grupos compatíveis com seu negócio, criando e desenvolvendo uma rede de contatos com candidatos em potenciais.
Elabore chamadas marcantes ao divulgar algum artigo, participe e divulgue seu conteúdo em grupos e debates, responda perguntas e interaja com o seu leitor.
Foque em participar de grupos que estão as suas personas e trabalhe o seu conteúdo!
#DICA 06: NÃO TERCEIRIZE O SERVIÇO DE REDE SOCIAL
Com todas as outras tarefas necessárias dentro da empresa, é tentador terceirizar a gestão de mídia social ou mesmo tentar automatizar o processo.
Porém, isso pode facilmente virar contra você, pois as mensagens mais parecem spam. E quem aqui gosta de receber spam como resposta de um post? Ninguém, não é mesmo?!
É importante gerar conteúdo de interesse e que tenha algo a acrescentar para o seu público. Mesmo que não seja você a pessoa que escreva diretamente para as redes sociais da sua empresa, participe da pauta e dê sugestão de assunto.
Afinal, ninguém melhor do que você para conhecer o histórico, curiosidades, produtos, serviços e público que se relaciona com o seu negócio.
Outro ponto muito importante, mas que muitas empresas de pequeno e médio porte esquecem, é que fingir ser outra pessoa não vai ajudar a ser mais popular nas redes sociais.
Graças ao endereço IP de rastreamento, os observadores também podem rapidamente dizer quando empresas adotam identidades falsas. Não só a prática pode ferir a reputação de sua empresa, mas também pode acabar em problemas legais.
#DICA 07: CONECTE SEUS FUNCIONÁRIOS
Caso você possua mais de uma farmácia, você pode construir uma rede social personalizada para o seu negócio com o objetivo de conectar empregados que trabalham em locais diferentes.
Pequenas e médias empresas podem tirar proveito das ferramentas disponíveis para facilitar a colaboração e interação.
A Agência Hoffman, uma empresa de relações públicas, usa Ning, que permite aos utilizadores construir redes sociais personalizadas, para conectar seus funcionários nos EUA, Europa e Ásia.
#DICA 08: NÃO FIQUE NA DEFENSIVA
Uma crítica severa sobre seu negócio em sites como o Yelp ou Reclame Aqui, pode não só ferir seu ego como também machucar seu meio de vida. Mas resista a tentação de se lançar ao público e responder as críticas agressivamente.
Uma forma bastante comum de se sair bem dessa, é responder a cada uma das críticas pessoalmente e motivar a pessoa a visitar sua loja novamente, ou ainda, caso a crítica seja por algum produto defeituoso, você pode avaliar o caso e realizar a troca dando, como forma de agradecimento e desculpa, um brinde personalizado.
Porém tenha sempre em mente que você não pode agradar a todos, alguém sempre sairá insatisfeito.
#DICA 09: DEIXE OS CONSUMIDORES AJUDAREM
Incluir um fórum de consumidores em seu website ou em seu perfil de rede social pode ajudar a melhorar o serviço ao consumidor, enquanto se constrói um senso de comunidade.
Os grupos do Facebook são excelentes para este tipo de estratégia, principalmente para ser usado como uma plataforma de suporte ao consumidor.
Um grupo fechado do Facebook pode ser usado para oferecer suporte para um segmento específico, aliviando os e-mails e ainda obtendo uma fonte centralizada de receber o feedback sobre o que está e o que não está certo no seu negócio.
E você, tem alguma dica infalível de rede social? Compartilhe com a gente!
Abraço e mãos à obra!
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