Tenho certeza que você leu o título deste artigo e pensou o porquê que você teria um site, já que seus clientes não estão na internet ou sua empresa é muito pequena para este gasto de tempo e dinheiro.
Pois bem, a seguir vou mostrar e ilustrar diversas respostas para suas perguntas. Fique ligado e, se restarem dúvidas, deixe nos comentários.
Então, o que é essa tal de Internet?
A internet é um meio de comunicação que abrange bilhões de pessoas, capaz de unir indivíduos em todas as partes do planeta. O mundo virtual destaca-se por agregar todos os tipos de conteúdos e hoje ele é utilizado como a grande ferramenta de busca de informações.
Somente no Brasil, de acordo com o International Telecommunication Union (2008), o número de usuários já ultrapassa os 75 milhões, o que representa 37,8% da população, incluindo todas as classes sociais e econômicas. E, apesar disso, muitos empresários ainda pensam que pouca gente acessa a internet. Na verdade, o número de usuários no Brasil vem crescendo rapidamente e cerca de metade desses usuários acessam em lan houses e integram as classes C, D e E. Mesmo com este mundo de oportunidades, muitas das pequenas empresas ainda não têm um site próprio ou não utilizam apropriadamente os recursos disponíveis.
Portanto, uma das principais formas de uma empresa ficar disponível para todo esse enorme público é tendo o próprio site na internet. Nele, serão apresentados a empresa e os produtos/serviços, sendo um meio eficaz e estratégico para atingir o público de interesse, onde seu negócio poderá ser conhecido e acessado por qualquer pessoa.
No site da empresa é possível, inclusive, realizar vendas. Aproveitando esse assunto, de acordo com pesquisas do Cetic Brasil, promovida pela CGI.br, 94% dos internautas pesquisam sobre produtos e serviços antes de realizarem a compra. Por fim, se a sua empresa ou o seu produto não estiver presente na internet, há uma boa chance de o seu cliente (ou o potencial cliente) comprar de seu concorrente.
Tenha seu endereço no mundo virtual
O site ou website é um dos mais importantes espaços que uma empresa pode ter na internet. Em resumo, um site é um local na rede mundial de computadores onde estão reunidas informações sobre determinado tema, podendo ser acessado por qualquer usuário no mundo que conheça seu endereço.
No caso de um site empresarial, é como se fosse sua sede dentro da internet. Portanto, deverá ser o ponto central da sua estratégia de comunicação virtual com os clientes. Porém, você acha que não precisa de um site, pois o seu cliente nem usa a internet? Pense que ele pode estar lá e você ainda não sabe!
De acordo com pesquisas do Sebrae, já em 2008, 53% dos internautas do Brasil situavam-se nas classes C, D e E. Ou seja, nos dias de hoje, a internet não é apenas para as classes A e B, pois os computadores estão ficando cada vez mais acessíveis e as redes de conexão chegando a cidadezinhas que nunca antes imaginaram ter acesso a essa tecnologia. Saiba, portanto, que sua empresa precisa ter um site para se apresentar diante desses potenciais consumidores. Por meio de um site empresarial você pode conquistar clientes de qualquer lugar do planeta, pois ela, a internet, não tem fronteiras geográficas e seu website fará sua empresa chegar a qualquer lugar também.
Mantenha contato integral com seus clientes
Você sabia que, atualmente, o brasileiro é quem fica mais tempo na internet, em termos mundiais? Que computadores já são mais vendidos que televisores? Pois é, uma empresa que possui um site é uma empresa que existe de fato na internet, ou seja, ela existe de fato para todos esses brasileiros conectados. Se a sua empresa não está presente neste mundo virtual, está perdendo a oportunidade de prospectar os 75 milhões de brasileiros.
Veja nestes dados retirados da Cetic Brasil, alguns números sobre sites empresariais no País:
■ 51% das empresas brasileiras possuem um site próprio.
■ 45% das empresas com até 49 funcionários possuem site.
■ 72% das empresas com 50 a 250 funcionários possuem site.
■ 13% estão na internet por meio de um site que não lhe pertence.
■ 27% dos sites empresariais oferecem suporte pós venda.
■ 52% apresentam catálogos de produtos e/ou listas de preços.
■ 10% incluem dispositivos de pagamento online.
E aí, o que está esperando para começar a planejar seu site empresarial? Conte pra gente sua experiência, dúvidas e dificuldades no mundo virtual, aqui nos comentários, que vamos ajudá-los.
E, nos próximos artigos, vou passar 4 passos para criar um site de sucesso. Fique ligado.
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